terça-feira, 8 de maio de 2007

Comboios começam a circular este mês



Os serviços de transporte de passageiros dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL) serão retomados a partir da segunda quinzena deste mês, mais de dez anos após a sua paralisação, segundo revelou ontem à Angop, na capital do país, o director do projecto de reabilitação, Paulo Manuel Cuanza.


De acordo com o responsável, o CFL vai iniciar a circulação ferroviária suburbana desde a estação do município de Viana até a dos Musseques, no Rangel, com bilhetes cujo preço está fixado em 30 kwanzas. Com o início desta actividade, os responsáveis dos CFL procuram, a par das outras entidades da capital, oferecer soluções para a resolução dos problemas de transportação de pessoas do município de Viana para o centro da cidade e deste último para a periferia, que há algum tempo encontra-se dificultada pelo estado de degradação das vias e o aumenta da tarifa dos táxis. Não obstante estarem ainda por concluir as obras das estações dos Musseques e de Viana, Paulo Cuanza referiu que a direcção desta empresa decidiu pôr em circulação o comboio, inicialmente apenas uma locomotiva com três carruagens, cuja capacitada de transportação é de 105 passageiros sentados e cerca de 100 de pé. Paulo Cuanza assegurou a existência de condições de segurança suficiente (em termos de obra) para se circular na via férrea, uma vez que foram efectuados testes ao longo desta, por forma a se aferir a qualidade e oferecer à população um serviço eficiente e a baixo custo. "Neste momento realizam-se algumas acções administrativas para a confecção dos bilhetes a serem utilizados, assim como se desenvolvem negociações com os órgãos da Polícia Nacional, para que os meios sejam protegidos ", referiu o director do projecto.


O director do projecto de reabilitação dos CFL disse existirem já no país duas locomotivas provenientes da China, enquanto se aguarda por mais duas destinadas às viagens de longo curso, assim como seis para o comboio suburbano. Os engarrafamentos ao nível da cidade, sobretudo no percurso Luanda/Viana tornaram-se cansativos e causam transtornos aos citadinos, na medida em que os habitantes deste município satélite de Luanda (Viana) têm de se submeter a enormes filas de viaturas para chegar aos seus locais de trabalho, quase sempre com atrasos de várias horas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noticia!!!!!
SJB

Kalinka disse...

Pois...e eu nem sabia que há tantos anos que estavam parados os combóios...

Numa semana em que por razões muito tristes tanto se ouve falar do Algarve, na televisão e nas rádios...apeteceu-me recordar as minhas mini-férias de sossego e muita Paz, no passado mês de Março, no Algarve.
A »Natureza» foi minha companheira constante, juntamente com a sua Beleza admirável.
Estive em lugares magníficos e, utilizei pela 1ª vez a forma de pagamento de ChequeHotel.
Aproveitei para fazer uns passeios por perto e, podem apreciar fabulosas imagens da Praia de D.Ana.

Beijos e abraços.