quarta-feira, 4 de abril de 2007

Base económica deve ser mantida nas mãos dos angolanos


Agostinho Chitata in Jornal de Angola
O Estado deve desenvolver políticas conducentes à manutenção dos principais centros de decisão económica e financeira em mãos de angolanos, assim como criar mecanismos que levem à redução progressiva da dependência da economia angolana da produção do petróleo e diamantes. Estas são algumas das decisões para o futuro constantes do documento final do seminário relativo à Agenda Nacional de Consenso proposta pelo MPLA.
Assim, segundo propuseram os participantes ao encontro, o Estado deve apoiar a criação de uma base económica e empresarial efectivamente detida por angolanos, com a promoção e fortalecimento do empresariado nacional e a emergência de grupos económicos nacionais fortes e competitivos.
Na visão dos participantes, há que incentivar as empresas de capitais maioritariamente angolanas ter acesso prioritário às cadeias produtivas, ajudá-las a ultrapassar o desnível competitivo em relação às suas congéneres, que gozam de referência internacional.
Da dependência das receitas públicas em relação ao petróleo e os diamantes, o documento aconselha a aplicação das vantagens financeiras provenientes destes sectores no financiamento, para o crescimento, de outras áreas económicas que ofereçam um maior número e níveis de empregos.
Os participantes apontaram como forma de aliviar a hegemonia petrolífera e diamantífera, o investimento em áreas como a agricultura, pecuária, pescas, agro-industrial, o turismo e o sector de serviços, particularmente aqueles prestados por pequenas e médias empresas.
A análise dos participantes ao seminário sobre a Agenda Nacional de Consenso foi igualmente canalizada ao sistema fiscal, acerca do qual deliberaram que este deve reflectir o critério de justiça social de que quem ganha mais deve pagar mais. Logo, referem no documento final, “o sistema financeiro deve ser modernizado de modo a transformar Angola numa praça financeira regional e internacional forte”.

2 comentários:

david santos disse...

Olá!
Que esta semana seja para ti igual à de toda a humanidade: feliz

greentea disse...

um dia

quando a sombra das molembeiras fôr mais boa ...

vamos então fazer um grande desafio...

excertos de Antologia Poética Africana

Um abraço e saudades de Luanda