Santos Vilola in Jornal de Angola
A Infanta Cristina de Bourbon, filha do Rei de Espanha, Juan Carlos, abordou ontem, em Luanda, com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, os esforços que estão a ser feitos em Angola no plano da reconstrução e reconciliação nacional, desenvolvimento e crescimento do país.
No encontro privado, que decorreu no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda, Cristina de Bourbon transmitiu ao Chefe de Estado saudações do Rei de Espanha, Juan Carlos.
De acordo com o embaixador espanhol acreditado em Angola, Javier Vallure, que fava à imprensa no final da audiência, os dois países têm “relações privilegiadas e em consequência das mesmas o encontro privado foi agradável”. A Infanta, em função dos costumes reais do seu país, não falou à imprensa no final da audiência.
O diplomata espanhol referiu que a Infanta ficou impressionada ao saber que Angola está num processo de reconciliação nacional, aconselhando por isso os angolanos a trabalhar para o desenvolvimento.
Cristina de Bourbon, que está desde ontem no país para constatar projectos da instituição financeira catalã “A Caixa” e da Cooperação Espanhola, visitou já o Hospital Pediátrico de Luanda e o Instituto de Investigação Pesqueira.
A instituição financeira basca, de acordo com o embaixador Javier Vallure, financiou nas províncias de Malanje e Benguela cinco projectos sociais, quatro dos quais já concluídos. Cristina de Bourbon desloca-se hoje a Malanje, onde manterá encontros com uma rede de mulheres, com o bispo católico local e vai visitar uma escola e as Quedas de Kalandula.
Para amanhã, Cristina de Bourbon deixa Malanje com destino a Benguela, onde durante dois dias vai manter encontros com mulheres na vila da Catumbela e visitar a localidade de Dombe Grande.
Em Luanda, a Infanta Cristina de Bourbon visita no sábado, último dia da sua estadia, um projecto sobre o HIV-Sida no município de Viana.
Sem comentários:
Enviar um comentário