sábado, 14 de abril de 2007

Portugal vai formar quadros angolanos na área da justiça

Joaquim Cabanje in Jornal de Angola

Quadros do sistema judicial angolano beneficiarão, nos próximos três anos, de acções de curta ou média duração nos domínios dos Registos e do Notariado no Centro de Estudos Judiciários de Portugal(CEJ).
A decisão foi tomada no final da visita a Portugal do ministro angolano da Justiça, Manuel da Costa Aragão, realizada nos dias 9 e 10 do corrente mês, a convite do seu homólogo luso, Alberto Costa.
Um memorando chegado ao Jornal de Angola refere que o Centro de Estudos Judiciários de Portugal continuará a providenciar formação anual a auditores angolanos e a colaborar em acções de formação, a se realizarem no Instituto Nacional de Estudos Judiciários de Angola.
Segundo o documento, o Ministério da Justiça de Portugal prosseguirá, com regularidade, à actualização das bibliotecas jurídicas oferecidas a Angola, com as principais novidades em matéria de bibliografia jurídica portuguesa.
Providenciará ainda o envio, na medida das disponibilidades existentes, de toda a documentação de carácter jurídico que lhe venha a ser solicitada pelo Ministério da Justiça de Angola.
O Ministério da Justiça de Portugal reiterou o compromisso, anteriormente assumido, de assegurar a edição e publicação em livro dos principais códigos e das demais obras jurídicas angolanas. Nessa conformidade, caberá ao Ministério angolano da Justiça a responsabilidade do envio dos textos ao Ministério da Justiça de Portugal. No domínio das reformas legislativas, de acordo com o documento, o Ministério da Justiça de Portugal comprometeu-se a colaborar com a sua similar angolana, no sentido de dar continuidade às actividades no âmbito do "Projecto Empresa na Hora", através de assessorias técnico- jurídicas de especialistas portugueses dos Registos e do Notariado.
O "Projecto Empresa na Hora" beneficiará ainda de assessoria do Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça e do Gabinete para as Relações Internacionais, Europeias e de Cooperação, de acordo com as áreas e actividades previstas no roteiro de trabalho e no respectivo Protocolo, assinado em Luanda, em Outubro de 2006.
Em matéria de formação de quadros, enfatiza o Memorando, será dada relevância à vertente respeitante ao projecto de cooperação trilateral de informatização processual do Tribunal Criminal de Luanda D. Ana Joaquina. Portugal, Angola e Estados Unidos da América integram o projecto de cooperação trilateral.
Essa cooperação será concretizada através da colaboração de técnicos dos diferentes serviços do Ministérios da Justiça de Portugal, designadamente da Direcção - geral da Administração da Justiça e do Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça, conforme previsto no Protocolo vigente para o efeito.

Sem comentários: