sexta-feira, 13 de abril de 2007

Bélgica valoriza papel de Angola na estabilidade política da RDC

César André in J.Angola



O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Bélgica, Karel de Gucht reconheceu ontem, em Luanda, que Angola desempenha um papel importante na estabilização política da República Democrática do Congo.
O diplomata belga teceu estas considerações à imprensa, momentos depois de ter desembarcado no aeroporto 4 de Fevereiro em Luanda, para uma visita de 24 horas a Angola, no quadro de um périplo por vários países africanos.
Karel de Guchet indicou ainda que os dois Governos têm trabalhado juntos para proceder à reforma do sector de segurança e das Forças Armadas da República Democrática do Congo, com vista a normalização política naquele país.“Está é uma das questões que vou abordar amanhã (hoje) durante uma audiência que me será concedida pelo Senhor Presidente da República, José Eduardo dos Santos”, disse na ocasião o diplomata belga.
Questionado sobre qual era a sua opinião sobre o papel de Angola naquele processo, Karel de Guchet, disse que o papel de Angola é igual ao do seu país: “proceder à reforma das suas Forças Armadas”. “Este trabalho é muito importante porque a longo prazo serão os militares da RDC que irão garantir a estabilidade da paz e da democracia”, realçou.
Disse por outro lado que o Governo angolano jogou um papel preponderante para a estabilidade do processo democrático naquele país, acrescentando que foi graças a este empenho e da comunidade internacional que se conseguiu organizar as eleições gerais e a instalação, a dois meses, de um Governo democrático.
Reconhecemos que a RDC ainda tem que se re-encontrar, tem muitos desafios pela frente, e também tem dificuldades para relançar a sua vida política. Por isso, o apoio da comunidade internacional é de extrema importância ”, disse Karel de Guchet.
Ainda hoje, o diplomata belga vai manter encontros com o seu homólogo, João Miranda e com o ministro da Defesa Nacional, Kundi Paihama. Consta ainda da sua agenda uma visita à fábrica de Lapidação de Diamantes, situada em Talatona, zona Sul de Luanda.

Sem comentários: