domingo, 11 de março de 2007

Presild “arrancou” no Sambizanga

NOTÍCIAS
O primeiro supermercado "Nosso Super", inserido no Programa de Reestruturação do Sistema de Logística e de Distribuição de Produtos Essenciais à População, foi inaugurado quinta-feira, em Luanda, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Com uma área bruta de três mil metros quadrados, o estabelecimento, situado na comuna do Ngola Kiluanje, município do Sambizanga, tem capacidade para atendimento de duas mil e 500 pessoas/dia e pode comercializar mil e 800 produtos com regularidade a preço justo.
O estabelecimento, que empregará 70 pessoas, faz parte de um conjunto de 31 supermercados da rede PRESILD, a serem construídos em todo o país, num investimento global de 202 milhões de dólares norte-americanos.
O PRESILD foi criado pelo Governo angolano com o objectivo de organizar e modernizar a actividade comercial em todo o território nacional, de forma a ampliar a oferta de produtos essenciais à população.
Numa primeira fase, Luanda terá mais três supermercados, desta feita nos municípios do Cazenga, Viana e Golfe.
O Programa de Reestruturação do Sistema de Logística e de Distribuição de Produtos Essenciais à População (PRESILD) prevê a implementação de novos valores e práticas no mercado, condizentes com a regra de livre iniciativa, principalmente com os pressupostos de respeito à legalidade e aos consumidores.
Para o feito, segundo apurou a Angop, está a ser criado um quadro jurídico e legal para o comércio em Angola, entre os quais se destaca a Lei de Concorrência e respectivo regulamento.
Um diploma sobre a organização e funcionamento de mercados abastecedores e outro relativo a instrumentos de pesos e medidas nas transacções comerciais serão igualmente criados.
Sabe-se também que, no quadro do desenvolvimento da nova rede comercial, deverão ser criadas lojas pedagógicas que funcionarão como escolas para a nova geração de empresários e trabalhadores.

1 comentário:

lena disse...

a saudade ensinou-me o caminho até aqui

o meu rosto hoje tem lágrimas

quando em gostava de voltar "à terra amada que me viu nascer"


um abraço envolvido em ternura


beijinhos

lena