terça-feira, 27 de março de 2007

Muita produção sem mercado

A indústria de conservas de carne e frutas Sulana, localizada na Huíla, tem imensas dificuldades em comercializar os seus produtos, por dificuldades no escoamento.
Os responsáveis da fábrica deram a conhecer o facto no fim-de-semana, à delegação da Direcção Nacional da Agro-Indústria que se deslocou àquela região do país.
No encontro que mantiveram com o director nacional da Agro-Indústria, Pedro Katendi, os gestores apelaram as autoridades afins (ministérios da Indústria e do Comércio) a trabalharem no sentido de criar entrosamento entre os sectores, para facilitar a venda dos produtos.
A delegação da Direcção Nacional da Agro-Indústria do Ministério da Indústria, visitou a província da Huíla, no âmbito do relançamento do sector agro-industrial do país, e visou fazer um levantamento do potencial agrícola e pecuário existente na província, para eventual selecção dos produtos prioritários na dieta alimentar da população.
A visita dos responsáveis da Dinai teve também como propósito efectuar o levantamento da situação actual das unidades agro-industriais existentes na província e a identificação de novos projectos do sector agro-industrial e seus eventuais promotores.
Na cidade do Lubango, os membros da delegação visitaram a fábrica de conservas de carne e frutas "Sulana", a Emabol e a moagem Saidy Mingas, enquanto no município da Humpata inteiraram-se do funcionamento dos complexos agro-industriais "A Nossa Terra" e FBM (onde são produzidas as águas, carnes e lacticínios da Chela).
Na Chibia, visitaram o canal de irrigação da barragem das Ganjelas e o perímetro piloto de irrigação com 450 hectares, que está sendo preparado pela Empresa de Mecanização Agrícola (Mecanagro).
Na Matala, visitaram a moagem e fábrica de rações Cimor, enquanto que na comuna de Capelongo visitaram o canal de irrigação e o perímetro irrigável, sob gestão da Sodmat, do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.
A delegação concluiu existir um grande potencial agrícola e pecuário muito forte, facto que poderá vir a colmatar as insuficiências de consumo interno.

Sem comentários: