quinta-feira, 29 de março de 2007

Rede viária de Luanda será reabilitada em doze meses

As estradas de ligação entre Luanda e as províncias do Norte, Sul, Centro/Sul e Leste do país serão reabilitadas nos próximos doze meses, num investimento avaliado em 1 bilião de dólares, proveniente da linha de crédito do Brasil.

Integrada no Programa de Investimentos Públicos, a referida acção vai abranger as vias Viana/Calumbo, estrada do Golfe/Viana e Rua do Sanatório, a 4ª, 5ª e 6ª Avenidas do Cazenga. Beneficiarão ainda de reabilitação total a avenida Ngola Kiluanje (estrada da Cuca), via Boavista/Tunga Ngó/estrada de Catete, via expresso Luanda/Kifangondo, o troço Cacuaco/Viana, a estrada Viana/Kicuxi e a estrada Viana/Cambulombo (Benfica).

Reunido em Conselho de Ministros na sua terceira sessão ordinária do ano orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o Governo aprovou o Programa de reabilitação da rede viária de Luanda, com o propósito de “resolver problemas relacionados com o congestionamento do trânsito, dificuldades de acesso às áreas limítrofes, circulação regular de veículos e peões” bem como os problemas relacionados com a drenagem das águas da chuva.

Em função do referido programa, o Conselho de Ministros aprovou os contratos de empreitada por série de preços entre o Instituto de Estrada de Angola (INEA) e as empresas brasileiras Norberto Odebrecht, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e EMSA, para a execução das referidas obras.

O programa integra ainda outros troços, cujos contratos de execução das obras foram já aprovados pelo Conselho de Ministros e compreende uma intervenção imediata com vista a criar vias alternativas ao tráfego urbano e peri-urbano na capital.

O projecto sobre a via expresso Luanda/Viana já tinha sido aprovado, tendo sido apenas aprovado o contrato ontem. A estrada circular entre Cacuaco/Viana/Cambulombo (Benfica) está igualmente em obras e ontem o INEA submeteu à aprovação do Governo a segunda fase do projecto, que compreende a pavimentação da mesma.

De acordo com o director-geral do INEA, Joaquim Sebastião, a recuperação das estradas Viana/Calumbo, Viana/Quiquxi e a duplicação da via entre o GAMEK/Shoprite, passando pelo Golfe, serão efectuadas em função dos investimentos que estão a ser feitos na zona industrial de Viana e no Projecto Zango.

Joaquim Sebastião anunciou que os trabalhos começam “imediatamente” e, em função disso, o INEA e o Governo Provincial de Luanda deverão coordenar esforços para se encontrarem alternativas para o trânsito na capital.

Na sessão de ontem, o Governo autorizou ainda a criação das Universidades Metodista de Angola, Óscar Ribas, Privada de Angola, Técnica de Angola e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais.

Estes estabelecimentos de ensino superior, de acordo com o comunicado à imprensa saído da terceira reunião ordinária do Conselho de Ministros, “irão contribuir para a formação de novos quadros nacionais, capacitar técnica e cientificamente os estudantes, por forma a satisfazer as necessidades do mercado nacional de trabalho, promover actividades de investigação científica e o progresso do conhecimento nos domínios social, económico, tecnológico, etc.”.


Santos Vilola in Jornal de Angola

Sem comentários: