sexta-feira, 16 de março de 2007

Luta contra a cólera deve ter Plano de Emergência

Para combater a cólera é necessário que se elabore um plano de emergência, disse o chefe de departamento de Licenciamento e Fiscalização da Direcção Nacional de Águas, Kianu Vang.
Segundo o responsável, que falava após a abertura do seminário sobre “Plano de Contingências e Medidas de Prevenção da Cólera”, o referido projecto prevê as medidas de prevenção da doença, ser de âmbito multisectorial e devidamente coordenado. Kianu Vang indicou que o plano de contingência consiste em definir as actividades para combater a epidemia, bem como o orçamento necessário.
Kianu Vang acrescentou que uma das linhas de força deste Plano de Emergência será o aumento da oferta e a qualidade da água, visto que a falta de saneamento básico tem também sido a principal causa do aumento de casos de cólera no país.
Há cidadãos que dizem que o aumento da cólera provêm das águas por ser um reservatório de infecção, facto que não condiz com a verdade”, disse Kianu Vang, sustentando que o principal problema é o saneamento.
O seminário promovido pelo Ministério da Energia e Águas, através da Direcção Nacional de Águas em parceria com o Unicef tem como objectivo traçar uma estratégia comum para lidar com a epidemia, bem como medidas de prevenção e controlo. Nele participam representantes provinciais do referido Ministério e quadros do Unicef.
Walter António

Sem comentários: