segunda-feira, 19 de março de 2007

Palácio de Ferro será convertido em Museu

(imagem retirada de Duarte na Lunda )


Mário Cohen





O Palácio de Ferro, um património histórico e cultural de Angola, será transformado, futuramente, em Museu do Diamante, englobando um salão destinado a eventos, além de um espaço multiuso, garantiu ao JA, uma fonte do Endiama E.P.


Projectado por Gustave Eiffel e erguido no final do século XIX, o conhecido Palácio de Ferro, à baixa de Luanda, será reabilitado pela Empresa Nacional de Diamantes de Angola, Endiama E.P que, para o efeito, assinou, em Dezembro último, um contrato com a empreiteira Odebrecht para a realização da obra.


Um dos monumentos históricos culturais de Angola, o Palácio de Ferro será reabilitado num espaço de 14 meses, tendo as obras já iniciado no mês de Janeiro, com a vedação, completa, do quintal que circunda o mesmo.


A Odebrecht é uma empresa brasileira, parceira da Endiama E.P, em alguns projectos, destacando-se a Sociedade Mineira do Catoca.


Além das obras de restauração, também foram contratados os serviços de recuperação da área externa do Palácio, compreendo a execução de toda infra-estrutura básica, pavimentação, paisagismo e iluminação.E


ntretanto, sobre Gustave Eiffel, que nasceu a 15 de Dezembro de 1832 e morreu em Paris, no dia 28 do mês de Dezembro de 1923, ainda se pode dizer muito.


A partir de 1855, por exemplo, Eiffel ergueu numerosas construções de aço: em 1867 edificou o pavilhão da maquinaria da primeira Exposição Universal celebrada em Paris; em 1876, os primeiros grandes armazéns de aço e cristal, os Magasins au Bon Marché, também na capital francesa, e em 1882 a ponte Truyère em Garabit (França). No entanto, a sua construção mais famosa é, sem dúvida, a torre que leva o seu nome, com mais de 300 metros, construída no Campo de Marte em Paris. Eiffel desenhou esta torre para a Exposição Universal de 1889, e o seu objectivo era mostrar uma França novamente forte, após a guerra franco-alemã de 1870-1871. A torre de Gustave Eiffel transformou-se de imediato num símbolo da cidade. Eiffel construiu ainda as eclusas do canal do Panamá, bem como os alicerces sobre os quais se ergue a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque.


No caso do Palácio de Ferro, não se conhece data exacta da sua construção e existem histórias desencontradas se Eiffel terá pretendido erguê-lo em Angola ou algures na Ásia.

2 comentários:

Koluki disse...

Interessante projecto. Mas parece-me ja' ter ouvido falar nisso varias vezes no passado. Oxala' desta vez seja pra valer... ver para crer.

Anónimo disse...

SOU EDUCADORA DE INFÃNCIA, NASCIDA EM LUANDA. TRABALHEI NO PALÁCIO DE FERRO, ANTIGO I.A.S.A. NO CENTRO SOCIAL DO BAIRRO POPULAR E NO C.S. DO CAMPO DE GOLF. POR ISSO ESTE EDIF´CIO MEXE COM OS MEUS AFECTOS. DESEJO QUE O RESTAURO SEJA CONCLUÍDO PORQUE ANGOLA MERECE.