Alguma coisa há de aqui aparecer. Para já vão saindo coisas que me chegam pelo correio electrónico. Ou não!
quinta-feira, 31 de maio de 2007
quarta-feira, 30 de maio de 2007
terça-feira, 29 de maio de 2007
segunda-feira, 28 de maio de 2007
domingo, 27 de maio de 2007
sábado, 26 de maio de 2007
sexta-feira, 25 de maio de 2007
quinta-feira, 24 de maio de 2007
quarta-feira, 23 de maio de 2007
terça-feira, 22 de maio de 2007
segunda-feira, 21 de maio de 2007
sábado, 19 de maio de 2007
sexta-feira, 18 de maio de 2007
quinta-feira, 17 de maio de 2007
quarta-feira, 16 de maio de 2007
terça-feira, 15 de maio de 2007
Comissão vai acelelar vistos de expatriados
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, criou ontem, nos termos da Lei Constitucional, uma comissão ad-hoc para o tratamento célere dos vistos de trabalho dos expatriados contratados ao abrigo dos acordos bilaterais e dos projectos de Reconstrução Nacional.
segunda-feira, 14 de maio de 2007
Escola para todos é uma realidade em Pango-Aluquém
A manhã é ainda uma criança, em Pango-Aluquém. Uma forte neblina oculta o céu no município. A neblina é ofuscante. As árvores estão retesadas e as folhas revestidas de orvalho. Os galos cacarejam, a anunciar, insistentemente, o alvorecer. O Rei-Sol tarda a aparecer. Muito próximo da residência onde estou instalado diviso, difusamente, um jovem. Está sentado, no tronco de uma árvore. Descalço. Cabelo por pentear. Tem o olhar fixo no objecto que tem entre mãos. Um caderno. Vira e revira as folhas. De cima para baixo, de trás para a frente. Distrai-se por momentos.
Carlos Alberto
Nzinga Mbandi leva dramas sociais ao Avenida neste fim-de-semana
sábado, 12 de maio de 2007
"Há enormes oportunidades no País",
sexta-feira, 11 de maio de 2007
quarta-feira, 9 de maio de 2007
Estado vai construir 215 mil casas
Bernardino Manje
terça-feira, 8 de maio de 2007
Comboios começam a circular este mês

Os serviços de transporte de passageiros dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL) serão retomados a partir da segunda quinzena deste mês, mais de dez anos após a sua paralisação, segundo revelou ontem à Angop, na capital do país, o director do projecto de reabilitação, Paulo Manuel Cuanza.
segunda-feira, 7 de maio de 2007
Pepetela vence prémio literário de autor Galego em Espanha
domingo, 6 de maio de 2007
sábado, 5 de maio de 2007
O papel
Foram os chineses que inventaram o papel, cerca de 100 anos depois de Cristo nascer. No entanto, só no século X foi conhecido no continente africano e introduzido na Península Ibérica pelo povo mouro. Em Portugal, os primeiros escritos em papel datam de 1288 e de 1334. | ![]() |
sexta-feira, 4 de maio de 2007
Comissão recomenda reconstrução de marcos na fronteira com a RDC
Comissão recomenda reconstrução de marcos na fronteira com a RDC
O Governo reiterou ontem, em Luanda, o seu total respeito pela intangibilidade das fronteiras herdadas da colonização, mantendo uma atitude construtiva e amistosa com as populações congolesas e apostado em manter as excelentes relações com as autoridades da República Democrática do Congo.
De acordo com uma declaração do Governo distribuída ontem à imprensa, na consequência de certas notícias surgidas na imprensa da República Democrática do Congo (RDC), contendo acusações sobre uma pretensa ocupação de parte do território congolês por elementos da Polícia Nacional, teve lugar no passado dia 13 de Março de 2007, em Kinshasa, um encontro entre delegações ministeriais dos dois países.
Chefiadas pelos respectivos ministros das Relações Exteriores, João Bernardo de Miranda e Antipas Mbusa Nyamwisi, as delegações constataram não ter havido qualquer alteração da situação anterior e decidiram criar a comissão técnica conjunta, com a missão de identificar os 112 marcos que delimitam os 2.511 quilómetros de fronteira comum e de abrir vias que facilitem o seu patrulhamento conjunto.
Essa comissão visitou de 25 de Março a 11 de Abril, por terra e por ar, a linha fronteiriça entre a província da Lunda Norte e a RDC, identificando "in situ", com o apoio de algumas autoridades tradicionais e militares e recorrendo ao GPS, 22 dos 32 marcos que delimitam a fronteira entre os dois países nessa região, que continua a ser uma linha imaginária.
No seu relatório, a equipa técnica constatou que a maioria dos marcos reclama uma reconstrução urgente, pois alguns encontram-se danificados por acção de elementos naturais ou por actos de vandalismo propositado, e que os marcos 3 e 4 nunca chegaram sequer a ser construídos.
A comissão bilateral também pôde verificar que a população angolana residente junto da fronteira utiliza serviços de saúde e de educação nos estabelecimentos escolares e sanitários da RDC, enquanto elementos da população congolesa praticam a agricultura, a caça e a pesca no interior de Angola, sendo essa a prova de que existe entre ambas uma relação de coexistência pacífica e de boa vizinhança.
Nas suas conclusões, o relatório da comissão recomendou que fossem reconstruídos os marcos deteriorados, melhoradas as vias de acesso e abertos oficialmente três mercados fronteiriços, nomeadamente em Itanda, Chissanda e Fortuna, com vista a facilitar as trocas comerciais entre os dois povos.
O Governo considera assim eivadas de má-fé e visando fins inconfessáveis as declarações de certos sectores civis e políticos na RDC que continuam a reivindicar como pertencente a esse país parte do território angolano e repudia vigorosamente as pretensões expansionistas que lhes são inerentes.
quinta-feira, 3 de maio de 2007
Foi em 29 de Abril
A carência de espaços adequados, incentivo financeiro e maior profissionalização dos dançarinos e coreógrafos angolanos têm constituído um dos principais entraves ao desenvolvimento deste género artístico no país, segundo o director do Ballet Nacional Kilandukilo, Maneco Vieira Dias.
quarta-feira, 2 de maio de 2007
uma de vez enquando
Um professor de Matemática decidiu pregar uma partida aos seus alunos e disse-lhes:- Meninos, aqui vai um problema:
"Um avião saiu de Amesterdão a uma velocidade de 800 km/h, à pressão de 1.004,5 milibares; a humidade relativa era de 66% e a temperatura 20,4 graus C. A tripulação era composta por 5 pessoas, a capacidade era de 45 assentos para passageiros, o WC estava ocupado e havia 5 hospedeiras de bordo (mas uma estava de folga)."
- A pergunta é... Quantos anos tenho eu? Os alunos ficaram assombrados. O silêncio era total.Então o Joãozinho, lá no fundo da sala e sem levantar a mão, diz:- 44 anos, professor!O professor, muito surpreendido, olha para ele e diz: - Caramba, está certo. Eu tenho 44 anos. Mas como é que tu adivinhaste?
E o Joãozinho:- Bem, eu deduzi porque tenho um primo que é meio parvo, e ele tem 22 anos..."