segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Civilização

Cidade expande rede para ciclistas

A capital dinamarquesa começou a transformar sua extensa rede de faixas de bicicletas em supervias. Copenhage tem mais bicicletas que pessoas, e andar nelas é tão popular que muitas faixas ficam congestionadas em horários de pico. 

As supervias propostas terão diversos pit stops, onde ciclistas poderão encher os pneus ou consertar correntes. E luzes de trânsito sincronizadas, que irão priorizar bicicletas, e não carros, trarão mais gente dos subúrbios da cidade com mais segurança e eficiência. 

O programa municipal de bicicletas da cidade espera que as supervias reduzam o tráfego e aumentem o percentual de moradores do subúrbio que vão para Copenhage todo dia em mais de 50% até 2015.

Copanhage tem cerca de 400 quilômetros de faixas de bicicletas, o que a torna semelhante à Amsterdã no uso do veículo. Entre 2006 e 2010, a cidade ganhou U$ 44 milhões em infraestrutura com bicicletas, e vai gastar outros U$ 13 milhões em 2011. As primeiras faixas da cidade para os subúrbios serão inauguradas no final de 2011, e vão alcançar uma distância de  quinze quilômetros da capital. Uma terceira via, de 20 quilômetros, comecará a funcionar em 2012, diz o Celsias 

Sem comentários: