O facto foi revelado sexta-feira, na província do Bié, pelo ministro da energia e águas, Botelho de Vasconcelos, tendo frisado que o referido valor será investido no acabamento do projecto Kapanda (Malange), Hirdro-eléctrica da Chicapa (Lunda Sul) e em outros programas.
Alguma coisa há de aqui aparecer. Para já vão saindo coisas que me chegam pelo correio electrónico. Ou não!
sábado, 31 de março de 2007
Governo prevê investimento colossal na água e energia eléctrica
O facto foi revelado sexta-feira, na província do Bié, pelo ministro da energia e águas, Botelho de Vasconcelos, tendo frisado que o referido valor será investido no acabamento do projecto Kapanda (Malange), Hirdro-eléctrica da Chicapa (Lunda Sul) e em outros programas.
sexta-feira, 30 de março de 2007
quinta-feira, 29 de março de 2007
Rede viária de Luanda será reabilitada em doze meses
Integrada no Programa de Investimentos Públicos, a referida acção vai abranger as vias Viana/Calumbo, estrada do Golfe/Viana e Rua do Sanatório, a 4ª, 5ª e 6ª Avenidas do Cazenga. Beneficiarão ainda de reabilitação total a avenida Ngola Kiluanje (estrada da Cuca), via Boavista/Tunga Ngó/estrada de Catete, via expresso Luanda/Kifangondo, o troço Cacuaco/Viana, a estrada Viana/Kicuxi e a estrada Viana/Cambulombo (Benfica).
Reunido em Conselho de Ministros na sua terceira sessão ordinária do ano orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o Governo aprovou o Programa de reabilitação da rede viária de Luanda, com o propósito de “resolver problemas relacionados com o congestionamento do trânsito, dificuldades de acesso às áreas limítrofes, circulação regular de veículos e peões” bem como os problemas relacionados com a drenagem das águas da chuva.
Em função do referido programa, o Conselho de Ministros aprovou os contratos de empreitada por série de preços entre o Instituto de Estrada de Angola (INEA) e as empresas brasileiras Norberto Odebrecht, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e EMSA, para a execução das referidas obras.
O programa integra ainda outros troços, cujos contratos de execução das obras foram já aprovados pelo Conselho de Ministros e compreende uma intervenção imediata com vista a criar vias alternativas ao tráfego urbano e peri-urbano na capital.
O projecto sobre a via expresso Luanda/Viana já tinha sido aprovado, tendo sido apenas aprovado o contrato ontem. A estrada circular entre Cacuaco/Viana/Cambulombo (Benfica) está igualmente em obras e ontem o INEA submeteu à aprovação do Governo a segunda fase do projecto, que compreende a pavimentação da mesma.
De acordo com o director-geral do INEA, Joaquim Sebastião, a recuperação das estradas Viana/Calumbo, Viana/Quiquxi e a duplicação da via entre o GAMEK/Shoprite, passando pelo Golfe, serão efectuadas em função dos investimentos que estão a ser feitos na zona industrial de Viana e no Projecto Zango.
Joaquim Sebastião anunciou que os trabalhos começam “imediatamente” e, em função disso, o INEA e o Governo Provincial de Luanda deverão coordenar esforços para se encontrarem alternativas para o trânsito na capital.
Na sessão de ontem, o Governo autorizou ainda a criação das Universidades Metodista de Angola, Óscar Ribas, Privada de Angola, Técnica de Angola e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais.
Santos Vilola in Jornal de Angola
quarta-feira, 28 de março de 2007
SISTEC distinguida como melhor na região
terça-feira, 27 de março de 2007
Muita produção sem mercado
Os responsáveis da fábrica deram a conhecer o facto no fim-de-semana, à delegação da Direcção Nacional da Agro-Indústria que se deslocou àquela região do país.
segunda-feira, 26 de março de 2007
Belas Shopping é inaugurado amanhã
sexta-feira, 23 de março de 2007
quinta-feira, 22 de março de 2007
quarta-feira, 21 de março de 2007
Trienal realiza conferências internacionais
Arq. André Mingas - Projecto do Sambizanga
Ordem dos Arquitectos - Projectos de Arquitectura
Arq. André Mingas - Comissão de Estudos e Reordenamento da Cidade
Cristina Salvador e Fernando Bagulho Arquitectos com Alexandre Marques Pereira Arquitecto - Edifício GES - Escom Imobiliária SARL
Sobre Imagens da Cidade - Arquivo de Nelson Nascimento
Luanda Anos 40 - Obras de Carlos Ferreira
Centro de Arte Contemporânea - do Arq. André Mingas
Bairro Cidade - Estudo de Pós Graduação - de Ilídio Dalo, Pipola Gómes e Ximena Zamorano
Imagética Artística da Cidade - Chilala Moco, Claver, Ihosvanny, Kiluanji Kia Henda, Ndilo Mutima, Sérgio Afonso, Yonamine
Em “ POLÍTICA”- A Estética e Cultura da Política Contemporânea Africana.
Dia 23 Março - Sexta – feira- às 17h00
Com o curador, autor e professor alemão Volker Albus - Design de Interiores como arte contemporânea
Dia 28 de Março -Quarta - feira - às 17h00
Com o artista camaronês Billi Bidjocka - Percurso artístico e pessoal
Desde já convidamos a acompanhar/visitar mais uma exposição, bem como solicitamos a divulgação e cobertura jornalística desse evento. A Trienal de Luanda é um movimento que pretende avaliar e projectar a arte angolana, funcionando como um termómetro sobre o exercício contemporâneo angolano reflectido através das artes e da cultura. Desde a sua abertura, já foram inauguradas 4 exposições colectivas, sendo a primeira sobre a Arte Lunda Cokwe, seguidas de Cosmos Dipanda Forever, Cosmos África Forever e Cosmos Mundo Forever. Este movimento artístico-cultural, o primeiro do género em Angola, tem como um dos objectivos tornar a cidade de Luanda, a médio prazo, num pólo de atracção de arte contemporânea africana a nível mundial, inserindo-a no circuito dos principais eventos internacionais de arte.
terça-feira, 20 de março de 2007
BAI lança hoje cartão Visa
segunda-feira, 19 de março de 2007
Palácio de Ferro será convertido em Museu
Mário Cohen
sexta-feira, 16 de março de 2007
Luta contra a cólera deve ter Plano de Emergência
quinta-feira, 15 de março de 2007
Angola e Portugal ...
A deslocação, brevemente, a Lisboa, do ministro angolano das Relações Exteriores, João Miranda, não se destina à abordagem da questão das cartas de condução, mas sim ao reforço das relações bilaterais, disse ontem, em Luanda, o governante.
quarta-feira, 14 de março de 2007
terça-feira, 13 de março de 2007
segunda-feira, 12 de março de 2007
Polícia Nacional recolhe mais de 140 mil armas em Angola
O volume de armas fora do controlo das autoridades angolanas ainda é significativo. Ainda assim, as autoridades entendem ter razões para estarem satisfeitas com o seu programa de recolha de armas em execução desde 1999.
O director nacional de ordem pública, subcomissário Livua Mário, disse à Voz da América que de 1999 a 31 de Dezembro de 2006 foram recolhidas mais de 140 mil armas de todos os calibres.
De acordo com o subcomissário Livua Mário, só no mês de Janeiro passado foram entregues voluntariamente em todo o país 352 armas. Ainda assim, e embora o volume de armas recolhidas até agora seja auspicioso, não dá para aferir da distância que ainda falta percorrer. «Neste momento é difícil determinar o número de armas fora do controlo das forças armadas»
«Eu sei que oposição aventou isto, referindo-se particularmente à defesa civil. Há bem pouco tempo, a DF prestou esclarecimentos a UNITA sobre o programa de desarmamento, apresentando números altos. Por conseguinte, a DF já não existe como organização. De resto, ela foi desmantelada por orientação do Ministério da Defesa. Existe apenas um pequeno núcleo que se ocupa do processo de reintegração dos indivíduos que no passado pertenceram à defesa civil».
domingo, 11 de março de 2007
Presild “arrancou” no Sambizanga
O primeiro supermercado "Nosso Super", inserido no Programa de Reestruturação do Sistema de Logística e de Distribuição de Produtos Essenciais à População, foi inaugurado quinta-feira, em Luanda, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Com uma área bruta de três mil metros quadrados, o estabelecimento, situado na comuna do Ngola Kiluanje, município do Sambizanga, tem capacidade para atendimento de duas mil e 500 pessoas/dia e pode comercializar mil e 800 produtos com regularidade a preço justo.
sábado, 10 de março de 2007
Pensamento do dia...
sexta-feira, 9 de março de 2007
Outros sectores crescem 17,2 por cento
quinta-feira, 8 de março de 2007
Dia internacional da Mulher
Em cada uma das mulheres da minha vida eu poderia destacar muita coisa. Abnegação, amor, carinho, preocupação, sabedoria, humor, felicidade, força.
A estas mulheres juntarei as minhas amigas que para além de tudo o mais que lhes possa revelar, lembro-me da estoicidade com que me suportam, para além do carinho que sempre me demonstraram.
Para todas as mulheres um grande abraço amigo!
quarta-feira, 7 de março de 2007
Angola Telecom investe 5,68 biliões de kwanzas
terça-feira, 6 de março de 2007
Lojas rendem 182 milhões de kwanzas
segunda-feira, 5 de março de 2007
Foi ontem mas merece destaque
Foi relembrado em
Nothingandall com o poema : A Laís
Ler ainda do mesmo autor:
Presságios
Tua frieza aumenta o meu desejo
domingo, 4 de março de 2007
De Kontraste
Mais uma semana, a 4ª, e a vox continua com um espírito vivo e motivado. Espero que gostem das mudanças.
boa semana com a vossa vox
João Ferreira Dias
http://kontraste.wordpress.com
http://pocodosnegros.blogspot.com
http://vox-blogs.blogspot.com